A Doutora Andreia, o cuidado e Beatles de ninar na sala de parto

15 de agosto de 2017 #paizices,

Ouvindo relatos de amigos e colegas, fico pensando em como tivemos sorte por termos a Doutora Andreia conosco no pré-natal e no parto do nosso filho.

Pois nos dizem cada coisa! Por exemplo, relatos de mães e pais que tiveram suas vontades e anseios quanto ao parto ignorados por médicos ou médicas, alguns profissionais até sendo grosseiros e inconvenientes nas colocações.

Conosco, a escolha ocorreu ao natural: a Dra. Andreia já era a ginecologista da Adriana e, quando decidimos engravidar, iniciamos o pré-natal automaticamente com ela. Desde o início, ela já nos confortou ao demonstrar predileção pelo parto natural, que sempre foi a nossa intenção.

Acompanhei todas as consultas do pré-natal e sempre me senti muito seguro com as orientações e cuidados que ela prescrevia para Mamãe e Pedro. Montamos juntos o plano de parto e ela sempre foi bem respeitosa com as nossas vontades, ao mesmo tempo em que era sempre solícita para explicar cada dimensão da gravidez e do momento do nascimento.

Quando o Pedrinho decidiu que estava na hora de vir nos conhecer, era madrugada de domingo para segunda-feira. Avisamos a Doutora Andreia que estávamos indo para o hospital e, para minha agradável surpresa, ela chegou ao Centro Obstétrico apenas uns poucos minutos depois de nós.

Quando me livrei dos trâmites burocráticos da baixa e pude enfim me juntar à Adriana na Sala de Parto, lá estava a Doutora Andreia, já preparando a chegada do Pedro. E lá ela ficou, quase todo o tempo conosco na sala, até a metade da manhã de segunda-feira, quando ouvimos, enfim, o primeiro chorinho do nosso menino.

Nossa médica passou horas conversando conosco, orientando, tranquilizando, monitorando, até colocando o seu próprio smartphone para reproduzir uma playlist de versões de ninar de clássicos dos Beatles para embalar a chegada ao mundo do nosso menininho.

Éramos um casal de pais de primeira viagem, ansiosos e cheios de medos, e a presença serena e reconfortante da nossa médica foi decisiva para que o nascimento do nosso filho ocorresse com harmonia e paz. Desejo que todos os pais e mães recebam um acompanhamento tão cuidadoso e tão carinhoso quanto o que tivemos. Faz toda a diferença.